quinta-feira, 21 de julho de 2011
Cães e Gatos precisam ir ao dentista também !!!!!
(antes e depois da tartarectomia) ( foto by Marcela Bender Sofia )
O tártaro dentário é composto de minerais, material orgânico e partículas de comida que se acumulam entre e sobre os dentes, existindo uma predisposição individual na velocidade de formação e na quantidade acumulada.
Nos primeiros estágios de acumulação a placa de tártaro é discreta, mas com o passar do tempo adere firmemente aos dentes. A contínua acumulação causa inflamação e retração das gengivas provocando instabilidade e perda dos dentes, além de mau hálito causado pelas bactérias e restos alimentares acumulados. Esse quadro é chamado de DOENÇA PERIODONTAL. O aumento e a mudança da flora bacteriana podem levar a infecções em válvulas do coração (endocardite) e/ou lesões renais (pielonefrite).
Prevenção
Alimente seu animal com rações secas.
Ofereça brinquedos de borracha mastigáveis e/ou “bolachas abrasivas”. Lembre-se de que esses “petiscos” são fontes de calorias e podem levar seu cão à obesidade se oferecidos sem controle.
Escove os dentes de seu cão/gato diariamente. Ele deve ser condicionado a isso desde filhote. Escovas e pastas específicas devem ser providenciadas, pois eles engolem a espuma e resíduos da escovação.
Tratamento
Na presença de doença periodontal, a remoção da placa com aparelho de ultrassom dentário e anestesia geral são normalmente necessários para este procedimento .
Uma avaliação clínica e em alguns casos, medicação prévia devem ser feitos antes do tratamento periodontal.
Depois do tratamento e remoção de placas a manutenção dos dentes deve ser feita com escovação diária e cuidados acima citados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário