quinta-feira, 21 de julho de 2011
Cuidados com a alimentação
Tal como é com os adultos, as necessidades alimentares de um cachorro são diferentes que a de um cão adulto. No caso do cachorro, o alimento deve satisfazer as necessidades do animal, mas também assegurar as necessidades próprias para ganho de peso.
O alimento é responsável para influenciar uma armação óssea e uma massa muscular saudável. Isto consegue-se mediante uma alimentação equilibrada e muito energética, bastante digestiva e com grande valor biológico, com maior quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais, mais do que a alimentação do adulto.
Alimentação caseira ou industrial:
A ração caseira é basicamente feita de alimentos industriais. E a ração industrial não só é mais prática como também oferecem um maior rigor na composição, a sua qualidade é mais homogénea e o seu custo, menor.
Conservas ou secos:
Os alimentos em conserva contêm 80% de água. Degradam-se mais rapidamente e o seu custo é, geralmente, quase o dobro do que os alimentos secos. Portanto é mais fácil e económico escolher a alimentação seca, sobretudo para as raças médias e grande. Mas há que prestar especial atenção à hidratação do cachorro.
Número de refeições e quantidades:
De duas a quatro refeições diárias, dependendo da idade do cachorro. As quantidades diárias necessárias para o cachorro dependem da sua raça, idade e peso.
Desmame:
Os alimentos de crescimento correspondem às necessidades da cadela na fase de amamentar. Para os cachorros será conveniente deixar de mamar por sua própria vontade. Desta forma evita-se mudanças bruscas. Existem tbém papinhas desmames , e alimentos específicos para os filhotes !!!!
Marcela Bender Sofia.
Médica Veterinária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário